Ceviche Peruano - Uma explosão de sabor!

Foto: Silvia Trigo / Pexels
 Olá! Seja vindo(a/e) ao Culinária e História! Fazia tempo desde a última vez, não é mesmo? 

Hoje vou trazer um prato que despertou minha curiosidade após participar de um processo seletivo. Não passei nele (eu acho, nunca deram retorno), porém aproveitei a oportunidade que tive e usei o conteúdo que criei para eles como fonte de inspiração para o post de hoje.

Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco mais sobre esse prato que nunca comi, mas já considero pacas!

O Ceviche Peruano tem uma história de milhares de anos. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas que viviam na costa do Peru e em outras partes da América Latina.

Foto de Alina Skazka: https://www.pexels.com/pt-br/foto/comida-alimento-refeicao-vidro-14939917/
Foto: Alina Skazka / Pexels
Muito antes dos espanhóis, os povos indígenas da costa do Peru, como os Moche, Chimú e Inca, comiam peixes frescos marinados em sucos cítricos. Aproveitando os recursos locais, como peixe fresco do Oceano Pacífico e limões cultivados localmente, essas culturas costumavam "cozinhar" o peixe fresco com suco de limão ou outro cítrico.

Não há evidências de que o Ceviche tenha sido um costume religioso específico. No entanto, como o peixe era uma parte essencial da dieta dessas civilizações e frequentemente associado a oferendas aos deuses, é possível que seu consumo estivesse relacionado a celebrações ou rituais cerimoniais.

Os espanhóis mudaram a culinária peruana, incluindo o Ceviche, quando chegaram no século XVI. Os espanhóis adicionaram novos ingredientes, como cebola e pimenta, tornando o prato original ainda mais saboroso.



Ao longo dos anos, o Ceviche evoluiu e se tornou um dos pratos mais conhecidos da cozinha peruana. Hoje em dia, é apreciado em todo o mundo por sua combinação única de sabores frescos e marcantes. Foi declarado Patrimônio Cultural da Nação no Peru e é considerado um dos pratos mais famosos da América Latina.

Você pode encontrar mais informações nas seguintes publicações:

  • Gastón Acurio. "Peru: The Cookbook". Phaidon Press, 2015. - https://ernestbooks.com.br/catalogo/peru-the-cookbook/
  • Rodolfo Hinostroza. "Historia y origen del ceviche". In: Revista El Gourmet, 2005. - https://pt.scribd.com/document/510321998/CEVICHE
  • Isabel Álvarez Nova. "Peruvian Cuisine: A Rich Culinary Tradition". In: Culinary Culture in Latin America. University of Arkansas Press, 2005.
  • Maricel Presilla. "Gran Cocina Latina: The Food of Latin America". W. W. Norton & Company, 2012.
  • Daniel Bellino-Zwicke. "Ceviche: Seafood, Salads, and Cocktails with a Latino Twist". Race Point Publishing, 2013.
  • "The Oxford Companion to Food". Edited by Alan Davidson. Oxford University Press, 2014. (Contém informações sobre a história e evolução do Ceviche e da culinária peruana).

Agora que já conhecemos mais sobre essa comida que dá água na boca só de imaginas, vamos a uma receitinha bem básica:

INGREDIENTES

Imagem: Getty Images/iStockphoto


3 filés de saint peter (tilápia) (cerca de 500 g) (ou outro peixe branco fresco)

½ cebola-roxa pequena

½ pimenta dedo-de-moça

3 ramos de coentro

¼ de colher (chá) de salsas

MODO DE PREPARO

  1. Descasque e corte a cebola em fatias bem finas no sentido do comprimento. Transfira para uma tigela, cubra com água, adicione cubos de gelo e deixe as fatias imersas para perder o ardor por 10 minutos. Enquanto isso, prepare o leite de tigre. Atenção: corte o peixe do ceviche e o coentro apenas na hora de servir.
  2. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio no sentido do comprimento. Com a ponta de uma colherinha, raspe as sementes e pique fino uma das metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar a pimenta — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
  3. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de coentro. Escorra a água da cebola numa peneira. Corte o peixe em cubos de 1,5 cm e transfira para uma tigela. Junte a cebola e a pimenta dedo-de-moça; tempere com o sal e adicione o coentro. Regue com o leite de tigre e misture delicadamente. Sirva a seguir.
PARA O LEITE DE TIGRE
INGREDIENTES

https://www.estadao.com.br/paladar/receita/leche-de-tigre/
Foto: Luis Vinhão


30 g de aparas do saint peter (um pedaço de cerca de 8 cm x 5 cm do filé)
½ xícara (chá) de caldo de limão
½ xícara (chá) de água (ou caldo de peixe caseiro frio)
¼ de cebola-roxa fatiada
¼ de xícara (chá) de salsão cortado em fatias de 2 cm (½ talo pequeno)
¼ de xícara (chá) de alho-poró fatiado (½ talo pequeno)
¼ de pimenta dedo-de-moça sem semente
1 dente de alho sem casca
1 pedaço de cerca de 2 cm de gengibre (cerca de 1 colher (sopa), fatiado)
2 ramos de coentro
2 cubos de gelo
1½ colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO
No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata rapidamente para triturar. Sobre uma tigela, passe o leite de tigre por uma peneira de malha bem fina.

Obs: receita tirada do site https://panelinha.com.br/receita/ceviche-classico

Espero que tenha gostado dessa compilação, a partir de hoje sempre trarei opções de pesquisas acadêmicas ou livros publicados, para que ajude você, que precisa fazer algum trabalho da escola ou faculdade. Use as indicações acadêmicas viu, não use o texto da publicação, é só uma compilação dessas informações, feitas de forma superficial. A ideia aqui é que você entenda de onde veio e sua importância, mas em âmbito de pesquisa, use os livros e artigos indicados. Eles estão bem embasados.

Créditos do Vídeo Abaixo:

Taça de ceviche - Rocca Garden Bar

Taça pequena ceviche - Jornal da Franca

Ceviche com laranja em cima - Tn Online Uol

Ingredientes ceviche - Cozinha Dalbo

Ceviche maçã- Saborosos

Ceviche manga - De Salto Alto na Cozinha


Comentários