O Culinária & História de hoje traz para você um prato originário da Espanha mas que é queridinho dos brasileiros - o peixe escabeche.
Típico da região do Mediterrâneo, o prato à escabeche pode ser feito com praticamente qualquer espécie de peixe, embora aqui em casa acabo por fazer mais com pescada branca (pois não possui muitas espinhas).
Típico da região do Mediterrâneo, o prato à escabeche pode ser feito com praticamente qualquer espécie de peixe, embora aqui em casa acabo por fazer mais com pescada branca (pois não possui muitas espinhas).
Originalmente a sardinha era o peixe mais utilizado por eles, tanto que o termo "escabeche" era associado ao preparo dela, e com o passar do tempo, seu significado foi alterando-se. A palavra árabe Sicbédj significa "comida temperada com vinagre".
A sardinha antigamente era conservada em salmoura juntamente com vinagre e especiarias, por isso essa nomenclatura. Hoje em dia o peixe é cozido nos temperos e o resultado recebe o nome escabeche.
A preparação da sardinha crua continua na culinária alemã abrasileirada, nos filés ao vinagre denominado de rolmops, onde no começo eram feitos com arenque mas eram servidos como tira-gosto de vodca, acquavit ou steinhager, nos botecos à beira-mar de vários países europeus.
Já conhecemos a história deste prato irresistível, agora vamos à receita! Vamos colocar uma mais elaborada, mas para fazer algo mais simples, basta fritar o peixe e depois colocado no caldo preparado à parte com os vegetais e legumes (assim que é preparado aqui em casa, é mais rápido) .
ESCABECHE DE ROBALO
Ingredientes:
(para 6 pessoas):
- 1 kg de peixe;
- 2 pimentões vermelho e verde;
- 5 cebolas grandes;
- 6 dentes alho;
- louro - 4 folhas;
- salsa - 1 molho;
- tomate - 1/2 kg;
- pimenta do reino à vontade;
- pimenta dedo de moça à vontade;
- 1 xícara azeite de oliva;
- 1 xícara de vinagre;
- 2 xícaras de água fervente;
- azeitonas pretas,à vontade;
- extrato de tomate (2 colheres de sopa).
Modo de preparo:
Frite as postas ou filé de peixe, previamente temperados e passados na farinha de trigo. Separe numa travessa.
Numa panela coloque o azeite, frite rapidamente 1/2 cebola picada, 1/4 pimentão picado e alho picado. Após acrescente o tomate todo picado, a pimenta vermelha, sal , pimenta preta, o louro, a xícara de vinagre e as duas de água fervente e o extrato de tomate.
Deixe fervendo na panela por 10 minutos, após levantar a fervura.
Feito isto, coloque o pimentão e a cebola em rodelas, tempero verde, azeitona.
Desligue o fogo, deixando fechada a panela, até esfriar. Quando o molho estiver frio, coloque por cima das postas ou filés do peixe na travessa e deixe descansar por, no mínimo, 12 horas.
OBSERVAÇÕES:
As rodelas de cebola e pimentão não são fritados, mas sim colocados crus, no final e logo desligado fogo e tampado a panela. Come-se o escabeche no outro dia, para que se impregnem os sabores. Na época em que foi criado o escabeche não tinha refrigerador, daí o uso do vinagre na receita. O correto é comer frio, se não fica um peixe ao molho, ou algo assim.
Fonte:(Site POPA - Luiz Morandi)