O réveillon está bem perto, e nós do Culinária & História estamos aqui para ajudar; Vamos Conhecer um pouco sobre este tão esperado dia?
![]() |
Photo by Tudo Receitas |
As pessoas costumam pensar no ultimo dia do ano como sendo "um dia para renovar-se". Algumas culturas valorizavam isso com alguns rituais, alguns jogavam fora roupas e objetos antigos como forma de eliminar o que em suas vidas estava velho.
Assim que iniciava o novo ano, peregrinavam até uma montanha alta somente para apreciar a nova paisagem ou então banhavam-se em um rio ou mar, para simbolizar "que venha boas novas", o novo tempo cedido por Deus.
Mas, porque se usa branco no réveillon? A cor branca está associada à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. O branco afasta as energias negativas e traz coisas boas para quem o usa.
Significa inocência e pureza, ou seja, como há uma ligação psicológica, o homem aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.
CURIOSIDADES SOBRE O ANO NOVO EM ALGUNS PAÍSES
Muitas pessoas acreditam que algumas comidas, em especial dão sorte, entre elas estão a lentilha, que segundo supersticiosos uma colher de sopa já é suficiente para assegurar um ano inteiro com muita fatura à mesa.
A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. Já a romã é usada para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira. Os bagos de uva garantem, para os portugueses, comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte, prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, deve-se guardar as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano Novo.
Para muitos, a carne de porco deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. Para quem tem superstição deve evitar o peru, pois este cisca para trás. As nozes, avelãs, castanhas e tâmaras, que foram trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.
CURIOSIDADES SOBRE O ANO NOVO EM ALGUNS PAÍSES
Áustria
Os austríacos geralmente jogam chumbo derretido num copo com água no momento em que o sino soa à 00:00h do novo ano. As figuras que se formam quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que ajudará na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.
China
Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de janeiro e fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma grande faxina em suas residencias para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte.
Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.
Dinamarca
Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras. Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.
Escócia
Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Some-se a isso o ainda mais tradicional hábito de beber uísque em toda e qualquer comemoração e está garantido um dos reveillons mais animados da Europa.
Lá existe uma superstição bem engraçada sobre a primeira visita que se recebe no ano. Se for um homem moreno, ótimo. É um bom presságio. Se for um sujeito ruivo, a visita é considerada um mau agouro. Mas eles acreditam que azar mesmo terá aquele que abrir as portas para uma mulher.
Enquanto todos os países de língua inglesa chamam a festa de réveillon de New Year's Eve ("véspera de ano novo"), na Escócia a data é conhecida como Hogmanay, que vem do gaélico oge maidne ("nova manhã").
França
Na França, as pessoas costumam preparar ostras e diversos outros frutos do mar para a ceia de Ano Novo.
Índia
Na Índia, existem mais de 12 calendários religiosos. No Norte, o ano começa a Festa de Dîwâlî, no outuno. Os indianos colocam luzes por todas as partes.
Portugal
Uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Só não convém chamá-los de "paneleiros", o mesmo que "bicha" para nós. Também tem uma outra curiosidade, que você confere
Tailândia
O Ano Novo começa na metade de abril.
Vietnã
Os vietnamitas comemoram o Ano Novo, que eles chamam de Tet, no dia 10 de fevereiro. Nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo (porque são as cores da bandeira do país) e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os "envelopes vermelhos" para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.
Agora que conhecemos a história e curiosidades do réveillon, vamos à uma receita típica da ceia. O Pernil de porco.
Ingredientes
Pernil de porco 1 unidade de 4 kg
Para o tempero
100 g de Sal grosso
30 g de Açúcar
Ervas finas a gosto
100 ml de Vermute
Modo de preparo
Em uma vasilha, coloque o sal, o açúcar e as ervas.
Despeje o vermute e misture até umedecer todos os ingredientes. Passe essa mistura no interior do pernil sem osso, esfregando bem para que ganhe bastante sabor. Feche o pernil e amarre com um fio apropriado para conservar sua forma.Coloque a peça em uma assadeira.
Em uma panela, misture o molho barbacoa com o caldo de vegetais, os tomates cortados em cubos, o mel e a cerveja preta. Leve ao fogo e deixe reduzir à metade.
Pincele o pernil com esse molho e leve ao forno a 130° C durante 4 horas.
Importante
Durante o cozimento do pernil de porco, você pode pincelar a cada 20 minutos com o molho de cerveja para dar ainda mais sabor.
Reserve a peça por uma hora antes de fatiá-la.
Feliz Ano novo!