Ótimo para um dia frio... Caldo Verde

A história da culinária tem fatos curiosos. O que acontece no geral é que o passado e a história de um prato ficam perdidos no tempo. 

Imagem: site Receitas de Minuto

Alguns povos fazem usufruto da receita, se apropriam e a inserem em sua cultura, dificilmente se vê  algo diferente e isso faz com que nos esqueçamos das origens dos seus ingredientes. O tomate, provavelmente é o maior exemplo disso. 

Quem consegue imaginar a culinária italiana existindo sem ele? E que a batata-inglesa não tivesse origem na Inglaterra? Esse exemplos são de produtos que saíram das Américas para conquistar o "velho mundo". Ou será, digamos, conquistado por ele?

O "Caldo Verde", um prato típico português, e que tem como principal ingrediente a batata-inglesa, este tubérculo que muitos pensam ser raiz. Desconhecido em toda Europa até que um pirata inglês, Sir Francis Drake a levasse para servir em um banquete em homenagem a Elizabeth I, rainha da Inglaterra. 

Devemos agradecer o seu cultivo aos Incas, que plantavam a batata como alternativa ao milho. A Francisco Pizarro, grande explorador espanhol seu primeiro contato com o mundo europeu em 1530. E a Drake a sua introdução na mesa européia. Aos portugueses, esta sopa maravilhosa e restauradora  que é o Caldo Verde.

No rio grande do Sul, é denominado como  ¨Caldo Lourenciano¨.em homenagem à cidade fundada por imigrantes vindos da Alemanha e que lá, deram origem a esse rico e prospero município. Tem esse nome por conta da coloração que ganha durante o cozimento um tom "esverdeado",  uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas.


Bom, já conhecendo a história desta deliciosa "sopa" (Caldo na verdade), Agora vamos à receita?

Imagem: Site Receitas da Vovó Palmirinha


INGREDIENTES


2 dente(s) de alho picado
600 gr de batata
100 gr de paio
100 gr de linguiça portuguesa
150 gr de costelinha suína salgada
2 xícara(s) (chá) de couve manteiga
1/2 unidade(s) de cebola
quanto baste de azeite para refogar
quanto baste de sal para temperar
quanto baste de parmesão




MODO DE PREPARO

Descasque as batatas, corte em pedaços pequenos e reserve. Tire a pele dos embutidos, corte-os ao seu gosto e reserve. Comece refogando a cebola no azeite. Quando a cebola estiver começando a ficar transparente adicione o alho picadinho. Espere o alho começar a fritar e coloque as carnes para refogar em fogo médio para não queimar os temperos.

Após uns 5 minutos, cubra as carnes com água o suficiente para ficar uns 2 dedos acima da carne e deixe ferver por 15 a 20 minutos. Se quiser, com o auxílio de uma escumadeira retire a espuma que se forma e assim você irá "desengordurar" o seu caldo verde.

Passado o tempo, retire as carnes e reserve. No caldo coloque a batata para cozinhar. Se ver que a batata não está toda submersa na água, complete de água o suficiente para deixar uns 2 dedos acima da batata. 

Quando ver que a batata está bem molinha você deverá lique fazer esta batata na água ou com a ajuda de um mixer de mão, uma batedeira, o garfo ou até mesmo colocando no liquidificador.

Você vai ver se a consistência do caldo está ao seu gosto, se não estiver, acrescente água aos poucos até chegar no ponto desejado. Eu particularmente gosto bem mais para creme, mas se você gostar menos espesso não tem problema. Volte as carnes para a panela e deixe ferver por uns 2 ou 3 minutos. Prove de sal e, se necessário, acerte a seu gosto.

Somente na hora de servir é que você adiciona a couve para que ela não fique opaca e nem muito mole. Ela deve ficar "al dente". Se gostar, coloque um pouco de parmesão ralado para servir sobre o caldo verde

Dica: Esta receita dá para 2 a 3 pessoas. Se você for aumentar ou servir muita gente faça um cálculo de 250 gr de batata e 125 gr de carne por pessoa. Observe que você poderá acrescentar outros tipos de embutidos ou defumados na receita, como carne seca ou até bacon. 


Com informações do site CiberCook