Fim de ano - Kir Royale

Mais um ano está findando e com ele, muitos projetos se realizaram. E o Culinária & História de hoje vai mostrar a origem de uma bebida francesa que, com o passar do tempo, tornou-se uma das mais sofisticadas e apreciadas no mundo e que você pode preparar para sua ceia de natal ou de ano novo (lembrando que é uma bebida alcoólica, então beba com moderação e não dê a crianças) . O Kir Royale.

Resultado de imagem para kir royale


A bebida foi inventada no começo do século XX, pelo prefeito da cidade de Dijon (França) para não perder a safra de menor qualidade. Por isso usou as uvas dessa safra e as misturou com crème de cassis, valorizando o produto da região, e assim criando um novo aperitivo. Depois de certo tempo, foi alterada a fórmula, o vinho passou a ser champagne, o crème mudou para licor e adicionaram uma cereja. 

O então prefeito, Felix Kir, apresentava a bebida pela alcunha de Blanc-Cassis, entretanto, quem procurava nos bares, chamava por Bebida de Kir.


Resultado de imagem para kir royale


Seguem as duas receitas, a original e a aperfeiçoada.

Original
Ingredientes:
90ml de Champagne
10ml de Licor de Cassis

Modo de preparo:
Em uma taça Flute, previamente gelada, coloque o Licor de Cassis e em seguida o Champagne delicadamente, mexa suavemente. Sirva a seguir.

Aperfeiçoada


Ingredientes:
Licor de Cassis - 1 colher (sopa)
Cereja fresca - 2 unidades
Espumante bem gelado - quanto baste

Modo de fazer:
1. Em uma taça de champagne coloque o licor de cassis no fundo

2. Coloque as cerejas (sem o caroço) e complete com espumante bem gelado