Peixe escabeche

O Culinária & História de hoje traz para você um prato originário da Espanha mas que fez e ainda faz a cabeça dos brasileiros - o peixe escabeche.

Resultado de imagem para peixe escabeche

Típico da região do Mediterrâneo, o prato à escabeche pode ser feito com praticamente qualquer espécie de peixe, embora aqui em casa acabo por fazer mais com pescada branca (pois não possui muitas espinhas). Originalmente a sardinha era o peixe mais utilizado por eles, tanto que o termo "escabeche" era associado ao preparo dela, e com o passar do tempo, seu significado foi alterando-se. A palavra árabe Sicbédj significa "comida temperada com vinagre". 
A sardinha antigamente era conservada em salmoura juntamente com vinagre e especiarias, por isso essa nomenclatura. Hoje em dia o peixe é cozido nos temperos e o resultado recebe o nome escabeche. 
A preparação da sardinha crua continua na culinária alemã abrasileirada, nos filés ao vinagre denominado de rolmops, onde no começo eram feitos com arenque mas eram servidos como tira-gosto de vodca, acquavit ou steinhager, nos botecos à beira-mar de vários países europeus.  

Já conhecemos a história deste prato irresistível, agora vamos à receita! Vamos colocar uma mais elaborada, mas para fazer algo mais simples, basta fritar o peixe e depois colocado no caldo preparado à parte com os vegetais e legumes (assim que é preparado aqui em casa, é mais rápido) .


Resultado de imagem para peixe escabeche

ESCABECHE DE ROBALO

Ingredientes:
(para 6 pessoas):

1 kg de peixe;
2 pimentões vermelho e verde;
5 cebolas grandes;
6 dentes alho;
louro - 4 folhas;
salsa - 1 molho;
tomate - 1/2 kg;
pimenta do reino à vontade;
pimenta dedo de moça à vontade;
1 xícara azeite de oliva;
1 xícara de vinagre;
2 xícaras de água fervente;
azeitonas pretas,à vontade;
extrato de tomate (2 colheres de sopa).

Modo de preparo:

Frite as postas ou filé de peixe, previamente temperados e passados na farinha de trigo. Separe numa travessa.
Numa panela coloque o azeite, frite rapidamente 1/2 cebola picada, 1/4 pimentão picado e alho picado. Após acrescente o tomate todo picado, a pimenta vermelha, sal , pimenta preta, o louro, a xícara de vinagre e as duas de água fervente e o extrato de tomate. 
Deixe fervendo na panela por 10 minutos, após levantar a fervura.
Feito isto, coloque o pimentão e a cebola em rodelas, tempero verde, azeitona.
Desligue o fogo, deixando fechada a panela, até esfriar. Quando o molho estiver frio, coloque por cima das postas ou filés do peixe na travessa e deixe descansar por, no mínimo, 12 horas. 

OBSERVAÇÕES:

As rodelas de cebola e pimentão não são fritados, mas sim colocados crus, no final e logo desligado fogo e tampado a panela. Come-se o escabeche no outro dia, para que se impregnem os sabores. Na época em que foi criado o escabeche não tinha refrigerador, daí o uso do vinagre na receita. O correto é comer frio, se não fica um peixe ao molho, ou algo assim.
Fonte:(Site POPA)