Strogonoff - Delícia Russa!

O Culinária & História de hoje traz para você o Strogonoff, um prato de origem russa; que na verdade, chamava-se Strogonov. Foi inventado no século XVI para ajudar na alimentação dos soldados russos, eles comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento.


Resultado de imagem para strogonoff


Um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, teve a ideia de melhorar a comida e refinada. Existia um general que protegia o cozinheiro, e ele se chamava Strogonov; daí o nome do prato. Com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou até a França, e foi refinada ainda mais, tomando a forma que conhecemos hoje. O Strogonoff  fez tanto sucesso, que juntamente com a lasanha e o filé à parmegiana, é considerado um dos dez pratos que mais vendem no mundo.

O Site do Mundo Estranho tem uma história semelhante.  Agora que conhecemos a história de uma dos pratos mais vendidos no mundo, vamos à duas receitas, a tradicional, feita com carne e uma doce, para os chocólatras.


Resultado de imagem para strogonoff


Strogonoff de Carne

Ingredientes:


500 g de alcatra cortada em tirinha
1/4 de xicara de (chá) de manteiga
1 cebola picada
1 colher de (sobremesa) de mostarda
1 colher de (sopa) de ketchup
1 pitada de pimenta-do-reino
1 tomate sem pele
1 xicara de (chá) de cogumelos escorridos
1 lata de creme de leite

sal a gosto

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Junte a carne e tempere com o sal. Mexa até a carne dourar de todos os lados. Acrescente a mostarda, o ketchup, a pimenta-do-reino e o tomate picado. Cozinhe até formar um molho espesso.

Se necessário, adicione água quente aos poucos. Quando o molho estiver encorpado e a carne macia, adicione os cogumelos e o creme de leite. Mexa por um minuto e retire do fogo. Sirva imediatamente, acompanhado de arroz e batata palha.

Dica: Se juntar água ao refogar a carne, frite-a até todo o líquido evaporar.

E agora uma receita de Strogonoff de Chocolate

Resultado de imagem para strogonoff de chocolate


Ingredientes:


2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite (s/ soro)
12 colheres (sopa) chocolate em pó
1/2 xícara de conhaque
1 colher de manteiga
300g de nozes picadas grosseiramente
300g de chocolate ao leite picado e derretido

Modo de preparo:

Coloque na panela o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo baixo mexendo sem parar até obter a consistencia de um brigadeiro mole. Retire do fogo, acrescente o creme de leite e deixe esfriar. 
Depois que a mistura estiver fria, adicione o conhaque, as nozes e o chocolate derretidover vídeoe misture bem. 
Sirva com sorvete, torradas, frutas frescas, etc. 

Dica: Reserve algumas lascas do chocolate para decorar. O conhaque pode ser substituido por vinho-do-porto ou licor de chocolate.