Dia da Pizza

No Brasil celebra-se o dia da pizza desde 1935 quando se realizou um concurso de pizza escolhendo-se as melhores 10. O concurso terminou no dia 10 de Julho e assim esta data foi escolhida.

Resultado de imagem para pizza

Conta a lenda que a história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. O certo é que a novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

Uma mistura de trigo, amido e água era assada pelos  babilônios, hebreus e egípcios em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

Com o passar do tempo juntou-se alho, ervas e tomate. Don Rafaelle Espósito, primeiro pizzaiolo da história, cozinhou uma pizza para a rainha Margherita de Sabóia. Esta gostou tanto que batizou a pizza com o seu nome. As cores dos seus ingredientes são as mesmas da bandeira da Itália.

E é sobre a pizza marguerita que vocês vão ficar com uma deliciosa receita, já que este dia é uma boa desculpa para fazer e comer pizza! Prepare em casa com os seus filho ou na escola com a sua turma massa de pizza e junte vários ingredientes.




Resultado de imagem para pizza marguerita


Ingredientes
30g de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
3 colheres (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de água morna
4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio:
1 xícara (chá) de molho de tomate pronto
500g de mussarela ralada
3 tomates em rodelas
Orégano e folhas de manjericão a gosto
Azeitonas para decorar
Modo de preparo
Em uma tigela, coloque o fermento, o sal, o açúcar e misture é obter um líquido. Junte o azeite, a água e acrescente a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Sove bem a massa e divida em 2 partes. Deixe crescer por 15 minutos ou até dobrar de volume. Abra a massa com o rolo e coloque em assadeira. Espalhe o molho de tomate, a mussarela, o tomate, o orégano, o manjericão e as azeitonas. Leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até assar.