Café, a bebida quente mais apreciada no mundo.

O Culinária & História de hoje traz uma historinha muito curiosa sobre uma das bebidas mais apreciadas no mundo: O café.

Resultado de imagem para café


O café passou a ser conhecido a partir do séc. IX. Veio das terras altas das Etiópia, talvez com as culturas do Sudão e/ou Quênia, mas foi através do Egito e da Europa que o mundo passou a saboreá-lo. Entretanto, a palavra café não é advinda de Kaffa, o local da origem da planta, mas da palavra árabe  Gahwa, que significa "vinho", por conta da importância que passou a ter na cultura árabe.

Uma das histórias diz que Kaldi, um pastor de ovelhas, observou que seus rebanhos ficavam mais espertos quando comiam tanto das folhas como dos frutos do cafeeiro. Ele experimentou e percebeu maior agitação, mais energia. Um monge daquela região, quando foi informado, começou a utilizar-se de infusão dos frutos para resistir ao sono enquanto orava.

Vindo para nossa atualidade, em Portugal existe uma tradição (os portugueses entendem muito de café) inclusive em como pedir a xícara de café. Varia de acordo com o que se quer, é quase uma gíria deles, no sul eles pedem uma bica e no norte pedem café ou cimbalino.

Ione Omena fala sobre estas formas de pedir café:
  • Galão: é um café com leite que geralmente se toma antes do meio-dia. É habitualmente servido num copo de vidro comum e o acompanhamento típico é uma torrada com manteiga (ou para quem visitar Belém, um pastel de Belém) ou alguma iguaria da pastelaria nacional.
  • Meia-de-Leite: Em termos de conteúdo, é igual a um galão. A diferença é que ele é servido numa chávena grande e a mistura poderá sair um pouco mais equilibrada nas quantidades do que no galão.
  • Café cheio/curto: Um café cheio trata-se de uma bica com um pouco mais de café, enchendo um pouco mais a chávena. Um curto é um café ainda mais forte que a bica, um verdadeiroshot de cafeína!
  • Garoto (no sul) ou Pingo (no norte): é uma bica com um pouco de espuma de leite.
  • Pingado: é uma bica com um pouco de leite frio.
  • Carioca: é um “segundo café”: ao colocar-se o grão na máquina, tira-se um café mas não se enche a chávena. Só depois é que se tira outro café, com os mesmos grãos, mas desta vez vai sair mais fraco, pois foi tirado um antes, e aí sim, serve-se na chávena.
  • Carioca de limão: Este aqui nem café tem, pois é, o carioca de limão é apenas água fervida com uma casca de limão, em jeito de chá. Pode pedir-se também curto ou em chávena grande.
  • Descafeinado: é o café sem cafeína como o nome já diz.
  • Café com cheirinho: O “cheirinho” significa um toque de “bagaço” (aguardente, parecida à grappa italiana) e pode ser tomado como digestivo.
  • Duplo: São dois cafés numa chávena maior que a da bica.
  • Abatanado: O abatanado é o café controverso: há quem diga que “são duas bicas mais um bocadinho de água“, ao que alguém responderá que isso é “um verdadeiro disparate, um abatanado é uma bica com um pouco de água“. Há quem diga que é exatamente a mesma coisa que um duplo, outros dizem que é outra palavra para uma meia-de-leite, ou até quem defende que é um café com o dobro da água de um espresso, para que fique pouco concentrado.
P.S. - Uma bica, se faz favor! - a bica é o mais parecido a um espresso italiano. Uma pequena chávena de café negro forte, o verdadeiro shot de cafeína. Reza a lenda que o nome surgiu do café “A Brasileira” (logo no seu início), ao ver que as pessoas não gostavam tanto da tal bebida amarga, decidiram colocar na rua uma tabuleta onde tinha escrito: “Beba Isto Com Açúcar”. (Fonte: O Guia de Portugal)

Recentemente aqui no Brasil foi oficializada a profissão de Barista. Ele é o profissional do café! Especialista em fazer nossa bebida quente favorita.

Agora vamos a uma receita do famoso cafezinho com gengibre.

Ingredientes:


4 colheres de sopa de café moído
1 pitada de gengibre
4 colherzinha de mel
4 colherzinha de nata

Modo de preparo:

Misture o café com o gengibre e prepare um café pequeno. Ponha mel nas xícaras. Coloque o café e decore com a nata.

Muito fácil não? 

Vamos dar mais uma "colher de chá". Cappuccino

Resultado de imagem para cappuccino


Ingredientes:

7 xícaras de café forte e quente
2 colheradas rasas de açúcar
9 colheradas de leite em pó
3 colheradas de licor de café

Misture todos os ingredientes no liquidificador até a obtenção de espuma e sirva imediatamente. Decora com canela em pó.