Pedido do Leitor - Geléia de Bacuri

À pedido de Iris Berly, teremos hoje Geléia de Bacuri.

Já havíamos falado sobre o bacuri em uma postagem mais antiga (para ver esta postagem, clique aqui). Entretanto, não custa nada dar outras informações extras, afinal, vocês merecem saber tudo sobre o que vão comer!


Resultado de imagem para geléia de bacuri


O bacurizeiro chega a mais de 30 metros de altura, com o tronco podendo ter 2 metros de diâmetro nos mais desenvolvidos, Sua madeira é considerada nobre.

Por ter a casca grossa e rígida, quem quiser se deliciar com essa fruta tem que primeiro jogá-lo no chão até que a casca rache, para somente então poder abri-lo e consumir. O sabor dependendo do estado de maturação é azedo, e as pessoas que consomem o fruto ficam com os dentes amarelados, por conta do pigmento forte que a fruta possui, e demora a sair! Possui um bom valor nutricional. Em média, 100 gramas de polpa de bacuri possuem 105 calorias, muita fibra bruta, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e proteínas! Até a rainha Elizabeth II já provou o sorvete da fruta, em visita ao Brasil em 1968. 

Agora vamos à receita da Geléia:


Ingredientes: 

1kg de polpa de bacuri;
1kg de açúcar cristal;
1/2 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque para cozinhar a polpa junto com o açúcar e a água. Mexa de vez em quando até tomar aspecto gelatinoso; brilhoso. Sempre em fogo brando.

Obs: Cuidado para não virar doce, o procedimento de preparo é semelhante, porém são pontos diferentes. Assim que ganhar o brilho, a geleia está pronta.