Spaghetti alla Carbonara

O Culinária & História em sua primeira postagem de 2013, traz para você um prato delicioso e tradicional da Itália: Spaghetti alla Carbonara.


Resultado de imagem para spaghetti alla carbonara


Existem várias histórias relacionadas à esta "maraviglia" italiana, algumas são oriundas diretamente de Roma, que passava por um período de escassez de alimentos, devido à segunda guerra, que assolava aquele país. Uma dessas versões diz que os aliados, cansados de comer ovos fritos com bacon, entraram em um casebre e pediram a seu dono que fizesse algo para eles com aqueles ingredientes e mais alguns, e como se sabe, toda típica casa italiana que se preze tem que ter massa. Daí surgiu o "carbonara", onde o macarrão "al dente" é misturado com ovos batidos, alho e é coberto com pequenos pedaços de bacon frito. 

Uma segunda versão diz que quem inventou este prato foram os "Carbinai" - processadores de carvão vegetal das minas da região dos Apeninos na Umbria. Mas dificilmente esta seria verdadeira, pois não haviam condições de conservar os alimentos como o ovo, por exemplo. Nesta receita, já se adiciona pimenta preta ou do reino.

A terceira versão diz que quem inventou foi um cozinheiro que era ligado aos "Carbonari", grupo de revolucionários que lutou contra a invasão austríaca no norte da Itália, entre o final do século XVIII e a guerra pela independência italiana.

Como Agora já conhecemos um pouco mais sobre este "artefato gastronômico", vamos agora a uma receita bem simples e barata.


Resultado de imagem para spaghetti alla carbonara


Ingredientes:


400g spaghetti
150g pancetta
4 ovos grandes em temperatura ambiente
100g parmesão ralado (em casa)
2 colheres de sopa salsa picadinha
a gosto sal
a gosto pimenta


Modo de preparo:


Em uma panela grande de água fervente salgada, despeje a massa e cozinhe, mexendo de vez em quando, até que a massa fique al dente, tomando como base o tempo recomendado pelo fabricante na embalagem. 
Enquanto a massa cozinha, corte a pancetta em tiras finas de 3cm. Em uma frigideira, refogue a pancetta (não é necessário colocar mais óleo ou azeite) até que a gordura se desprenda e a carne fique quase crocante. 
Bata bem os ovos, sal e pimenta em uma tigela.
Quando o spaghetti estiver pronto, escorra-o, mas não totalmente, deixando um pouco da água quente nele. Deixe esfriar a frigideira antes de colocar o spaghetti e, logo, acrescente os ovos batidos. Os ovos serão levemente cozidos com o próprio calor da massa.
Mexa um pouco, acrescente o parmesão e mexa até formar um molho cremoso. Junte a salsa e misture.Sirva com o resto do queijo por cima.

A receita original não leva creme, que foi acrescentado pelos americanos na época da guerra. 
O molho não deve ser abundante. Os ovos têm de formar uma película em volta dos fios de spaghetti.