Tortière - comida tradicional de fim de ano no Canadá

Vários países tem suas tradições no fim do ano. No Brasil, por exemplo, tem comidas que muita gente gosta de comer no Ano Novo como é o caso do arroz com lentilhas; os espanhóis comem 12 uvas no momento da virada e na Itália a ceia da véspera do Ano Novo tem linguiça fresca feita a partir do lombo de porco e torresmo.

Resultado de imagem para tortière

O Culinária e História traz para você, neste fim de ano, uma comida tradicional do Canadá, o Tortière. A tradicional torta de carne canadense é sempre popular no país, mas é um prato obrigatório nas festividades de final de ano, principalmente na região do Quebec. O recheio pode variar, mas geralmente consiste em carne de porco, vitela ou peixe. A receita de hoje é com carne de porco.


Tortière



Resultado de imagem para tortière



Alternativas: frango, chester ou peru moídos ou desfiados)

Ingredientes Massa:


3 xícaras (chá) farinha trigo

1 xícara de manteiga sem sal gelada
6-8 colheres (sopa) de água gelada
Sal a gosto

Modo de Preparo Massa:


Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Adicione a manteiga, usando os dedos, ou 2 facas, ou ainda um misturador, até parecer uma farofa. Com um garfo, misture rapidamente a água gelada.


Para fazer a massa com um processador, coloque a farinha, o sal e a manteiga no processador, usando a faca de aço, até parecer farofa. Com o motor ligado, adicione gradualmente a água gelada até a massa formar uma bola.


Faça um disco chato com a massa, cubra com plástico e refrigere por 30 minutos.



Ingredientes Recheio:


1 Kg de carne de porco moída

2 cebolas picadas
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de folhas de aipo picadas(opcional-a gosto)
½ colher (chá) sálvia seca (opcional – a gosto)
1 colher (chá) manjerona ou segurella (opcional- a gosto)
Pitadas de cravo moído
2 folhas de louro
1 colher (chá) sal
1 xícara (chá ) água fervente
3 a 4 colheres (sopa) pedaços de pão
2 colheres (sopa) creme de leite

Modo de Preparo Recheio:


Em uma frigideira grande, misture a carne de porco, as cebolas, o alho, os temperos e o sal. Adicione água fervente. Cozinhe em forno brando por meia hora, mexendo de vez em quando até a carne ficar marrom (não rosa), e a mistura bem seca,. Retire qualquer excesso de gordura, prove o tempero e retire as folhas de louro. Forno bem quente, pré-aquecido, para assar a torta.

Montagem


Divida a massa de torta em dois pedaços e abra as duas partes para fazer o fundo. Encaixe a massa na forma de torta, de fundo falso.

Polvilhe os pedaços de pão e coloque a mistura na forma, já forrada.
Abra a outra parte da massa, e cubra a torta.
Sele e faça os ondulados nas bordas, com alguns furos na cobertura (pode-se fazer uma cruz com as pontas do garfo, ou alguma forma ou inicial de sua preferência, ou se for de seu agrado, faça desenhos referentes a festa com um pedaço de massa e cole na superfície da torta.
Pincele a massa com o creme de leite.
Asse a torta por 45 minutos, ou até a parte de cima ficar dourada.