Série Natalina - Arroz Natalino

O arroz frequenta a mesa de dois terços da população mundial, constituindo-se o cultivo alimentar mais importante de vários países, principalmente da Ásia e Oceania. O seu cultivo é tão antigo quanto a própria civilização, remontando à Antiguidade.

Resultado de imagem para arroz natalino

A data e o local exatos da origem do cultivo arroz não são precisos. A maioria dos autores acredita que ele seja originário da Ásia Sul-Oriental, região que inclui a China, a Índia e a Indochina. Evidências arqueológicas na China e na Índia atestam a existência do arroz há cerca de 7000 anos.

O arroz é um dos alimentos mais populares do Brasil. Apesar disso, até o começo do século IX, era pouco conhecido por aqui. Arroz e presunto foram os alimentos que os portugueses deram aos índios, no seu último encontro, ao chegarem aqui no ano de 1.500, como informa Pero Vaz de Caminha em sua famosa carta. O arroz já era plantado na capitania de São Vicente, o que corresponde atualmente ao litoral sul de São Paulo até o sul do Rio de Janeiro.

E, nesta época de fim de ano, ele não sai das nossas mesas, sendo preparado de várias formas. Vamos apresentar para você uma receita de arroz natalino.

Resultado de imagem para arroz natalino


Arroz Natalino

Ingredientes

5 xícaras de chá de arroz cozido com sal, óleo e cebola
1 colher de sopa de margarina
200 gramas de ameixa preta sem caroço picada
200 gramas de uva passa sem caroço
50 gramas de damasco picado
2 maçãs verdes picadas
2 cenouras picadas

Em um recipiente:

2 colheres de sopa de óleo
½ quilo de tomate sem pele e sem semente
100 gramas de azeitonas verdes picadas
200 gramas de presunto em tirinhas
1 vidro de palmito (400 gramas)
1 lata de ervilha
cheiro verde a gosto
1 cebola ralada
sal a gosto.

Para cobrir:

200 gramas de provolone ou mussarela.

Modo de preparo:

Cozinhar o arroz com óleo, cebola e sal (sem alho). Refogar na margarina a ameixa, a cenoura, a uva passa, o damasco e a maçã - todos devem estar picados (não utilizar sal).
Em outra panela refogar no óleo a cebola, os tomates, o palmito, a ervilha, as azeitonas (esses primeiros picados) e o presunto cortado em tiras finas, desligar o fogo e acrescentar o cheiro verde.
Em um recipiente, fazer camadas começando pelo arroz, depois o recheio de frutas, o recheio salgado, o arroz, recheio de frutas, repetindo novamente as camadas. Colocar o queijo (mussarela ou provolone, ou até os dois misturados) ralado grosso sobre o arroz, levar ao forno para derreter o queijo. Servir a seguir.