Pedido do Leitor - Lichia: O morango chinês

A pedido da Leitora Michelly Póvoas, hoje no Culinária & História vamos  conhecer uma fruta bastante exótica - a Lichia. 

A Lichia é bastante semelhante ao morango que conhecemos, é rica em  vitamina C e cianidina, que auxilia no emagrecimento, e é levíssima, possuindo apenas 06 calorias o que é aproximadamente 0,03% do que um adulto pode comer no decorrer do dia; ou seja, mesmo que sejam ingeridas por exemplo 10 lichias, a quantidade de energia gerada pode ser gasta com uma atividade simples, como arrumar a cama. E com apenas 06 dessas frutinhas você consome o valor recomendado de vitamina C diária. 

Resultado de imagem para lichia

A lichia ou uruvaia, é encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e México. A coloração de sua polpa é branca, mas possui, porém em menor quantidade, a cianidina, substância que dá o tom avermelhado à casca. 

No Brasil seu cultivo se iniciou na Fazenda São José, no município de Avaí, no interior de São Paulo, por Bodo Niewerth. Era alemão e veio para o Brasil em 1944 fugindo da 2ª guerra mundial. E com isso, São Paulo tornou-se o maior produtor de Lichia do país, sendo responsável por 68% da produção nacional.

Agora que conhecemos mais sobre essa exótica fruta, vamos à uma receita de Flan de Lichia!

Resultado de imagem para flan de lichia

Ingredientes do flan:

1 lata de leite condensado
1 lata creme de leite
400 ml leite
2 xícaras de chá polpa de lichia
2 envelopes de gelatina sem sabor
Ingredientes da calda

1 xícara de chá de polpa de lichia
½ xícara de chá de açúcar refinado
1 colher de sopa de groselha

Modo de preparo:

Primeiro, faça o flan. Coloque a polpa de lichia no liquidificador e bata até que vire um creme. Depois, acrescente o leite, o leite condensado e o creme de leite. Bata mais um pouco. Por fim, adicione a gelatina já hidratada. Bata mais um pouco para misturar bem. Tire a mistura do liquidificador e coloque em uma forma com um buraco no meio, untada com margarina sem sal. Leve para gelar por três horas.

Para preparar a calda, leve o açúcar e a lichia ao fogo. Mexa bem. A calda fica transparente e em ponto de calda. Cozinhe cerca de cinco minutos. Quando estiver no ponto, acrescente a groselha e mexa mais um pouco.

Então, é só jogar a calda por cima do doce e está pronto o flan de lichia.