Sessão Especial - Dicas de Saúde: Frituras


O Culinária e História também é saúde! E hoje vai falar sobre frituras. Por Dra. Juliana Tomandl Fontes.

Resultado de imagem para frituras

Cuidado com as Frituras!!

A famosa e tão falada gordura deve fazer parte da nossa alimentação diária, porém, não precisa e nem deve ser na forma de fritura, fala sério, né pessoal???!!!

Fritura nada mais é que o superaquecimento de algum tipo de gordura animal (banha) ou vegetal (óleos de milho, canola, soja...) e a imersão de algum alimento nesse nutriente.

Atualmente, utiliza-se mais as frituras com os óleos vegetais, com o objetivo de não ser tão prejudicial à saúde, porém, mesmo utilizando esses óleos de boa qualidade, se transformam em uma gordura de qualidade que deve ser evitada, ao máximo, na alimentação.

O mesmo acontece com o azeite. Todos nós sabemos que faz bem ao coração, porém, não adianta submete-lo a alta temperatura, pois assim, seu efeito é anulado. O azeite, para ter suas propriedades funcionais de fazer bem ao coração, deve ser utilizado em temperatura ambiente, sem aquecê-lo. Vocês estão muito enganados em querer fazer uma fritura no azeite achando que é mais saudável, é pura ilusão!!!

Deve-se considerar também, o tempo que o óleo está sendo aquecido, o tempo que o alimento fica imerso e a temperatura do óleo. O ideal é utilizar de 2 a 3 vezes o mesmo óleo e depois, dispensar. Tente esquentar o óleo o mínimo possível e deixar o alimento o menor tempo possível pois, quanto maior o tempo e a temperatura, mais alterações o óleo sofre, como a formação da acroleína, uma substância formadora de câncer.

Resultado de imagem para frituras

A gordura insaturada presente nos óleos vegetais, com a fritura, se transforma em gordura saturada, responsável por diversos desajustes no organismo, tais como: doenças do coração, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, etc.

Além disso, a fritura torna o alimento consumido com característica inflamatória,trazendo conseqüências como o acúmulo de gordura abdominal, a conhecida barriguinha de chopp. Essa pode levar a resistência à insulina, tendo como sintomas cansaço, mal-estar e dores de cabeça.

Considerando todas essas informações, vimos que temos que consumir frituras ES-PO-RA-DI-CA-MEN-TE. Sugiro uma vez por semana, estourando duas vezes. As preparações fritas devem ser substituídas por grelhados, cozidos, ensopados e assados.

Entenderam, galerinha?

Obrigadinha.