Pedido do Leitor - Brigadeiro

Resultado de imagem para brigadeiro

Hoje o Culinária e História atende a um pedido da leitora Djalda Muniz. Ela deseja saber mais sobre o brigadeiro caseiro.

O brigadeiro é um doce brasileiro, criado provavelmente na década de 1940, comum em todo país e normalmente presente em festas de aniversário, junto com os beijinhos e cajuzinhos. O ingrediente principal do brigadeiro é o leite condensado.

Conta a história que este doce é uma homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da república, pela UND. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para sua candidatura.

Em numa dessas ocasiões, criaram o doce que deram o nome de Brigadeiro. Apesar do apoio recebido, a eleição foi ganha pelo general Eurico Gaspar Dutra.

Agora que você já sabe a um pouco da história desse doce, vamos à receita.


Resultado de imagem para brigadeiro


Ingredientes

10 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de margarina
1 lata de leite condensado
1 pacote de chocolate granulado para enrolar os brigadeiros.

Modo de Preparo

Leve ao fogo o chocolate, a margarina e o leite condensado, vai mexendo até que desgrude da panela, quando mexer com a colher e conseguir ver o fundo da panela esta pronto. Deixe esfriar e enrole os brigadeiros e passe no chocolate granulado.