Série Festas Juninas - Pé de moleque

Seguindo com a Série "Festas Juninas" O Culinária & História traz mais uma receita bem tradicional dessa época do ano: o pé de moleque.

Resultado de imagem para pé de moleque


O doce é feito com amendoim torrado e rapadura. A cidade de Piranguinho - Minas Gerais, promove anualmente um evento onde faz o maior pé de moleque do mundo. No ano passado ele mediu 16 metros, este ano o evento ainda não ocorreu.

A iguaria chegou primeiramente à Europa, levada pelos árabes em incursões à península itálica e à península ibérica. Antes de surgir, foram criados outros doces: o Nougat - francês; o Turrón - espanhol entre outros. Aqui no Brasil o doce chegou em meados do séc. XVI com o advento da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida por Martin Afonso de Sousa.

Resultado de imagem para pé de moleque


Agora já conhecida a história dessa delícia, vamos à receita tradicional.

Ingredientes:


3 xícaras de amendoim torrado e moído
3 xícaras de açúcar
1 1/2 xícaras de leite

Modo de preparo:


Leve tudo ao fogo, mexendo sempre, até desgrudar da panela
Despeje em mármore e espere esfriar e endurecer
Corte em pedacinhos

Já conhecida a receita tradicional, vamos à uma receita mais elaborada.

Resultado de imagem para pé de moleque




Ingredientes:


3 xícaras de açúcar
1 lata de leite condensado
½ quilo de amendoim (com as peles)
2 colheres de sopa de Nescau
1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo:


Misture à parte: leite condensando, Nescau e manteiga – reserve.

Unte um tabuleiro e reserve.

Coloque numa panela bem grande o açúcar misturado com o amendoim (com pele e tudo) para cozinhar em fogo médio. Mexa a mistura até que o açúcar derreta (fica meio caramelo). Quando já estiver derretido junte a mistura do leite condensado. Para isso use uma colher de pau grande porque a mistura sobe fervendo (como se fosse um brigadeiro mole efervescente) e você pode queimar as mãos. Ao misturar desligue o fogo e bata (misture com vigor) por uns 10 a 15 minutos. Despeje, então, a mistura no tabuleiro untado. Quando começar a endurecer marque os retângulos dos doces. Espere esfriar de vez e tire os retângulos.