Série Festas Juninas - Bolo de Milho


Resultado de imagem para bolo de milho
Para muita gente, as comemorações juninas surgiram na época pré-gregoriana, em comemoração à fartura das colheitas, no solstício de verão, quando realizava-se uma grande festa pagã para agradecer a fertilidade da terra. Essa festa era realizada no dia vinte e quatro de junho.

Aos poucos, a festa foi sendo, tendo chegado ao nosso país através da colonização dos portugueses. 

A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. 

As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. 

As festas juninas são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo. No Brasil, essa festa recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Nessa data, o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos nas festas juninas.

Por isso vamos agora a uma receita do bolo de milho.

Resultado de imagem para bolo de milho



Ingredientes

2 latas de milho
2 latas de leite ( usar a lata vazia do milho)
1 e ½ lata de açúcar
1 e ½ lata de trigo
2 ovos
1 colher de fermento em pó(por ultimo)
2 colheres de manteiga
½ xícara de coco ralado.

Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador por 5 min. ou até ficar homogêneo, misture o fermento com uma colher. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até colocar o garfo e sair limpo.