Culinária japonesa - Yakissoba de Frutos do Mar

A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.

Resultado de imagem para yakisoba de frutos do mar

O termo culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, ou 和食, washoku) significa a comida japonesa tradicional, semelhante àquela já existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. 

A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixe, carne, legumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi. Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira, plástico ou metal.
As refeições tradicionais recebem seu nome de acordo com o número de acompanhamentos que vêm junto do arroz e da sopa.

Como o Japão é uma nação insular, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideram vegetarianos. Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano. O macarrão, originado na China, também é uma parte essencial da culinária japonesa.

Vamos levar a você a receita do Yakissoba, que significa macarrão tipo soba refogado ou frito. Tem sua origem na China assim como toda as formas de massa conhecida no Oriente.

O Yakissoba japonês se mostra mais leve e menos gordurosa que o chinês mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.


Resultado de imagem para yakisoba de frutos do mar


Vamos então à receita do Yakissoba de Frutos do Mar

Ingredientes

3 lulas médias em rodelas
10 camarões rosas sem cabeça e descascadas
1 tentáculo de polvo cozido e cortado em cubos pequenos
4 folhas de acelga cortadas em cubos
100g de brotos de feijão (moyashi)
1 cenoura média cortada em diagonal bem fino
6 vagens cortadas em diagonal bem fino
3 flores de couve flor cortados em 5cm
5 flores de brócolis cortadas em 5 cm (opcional)
1/3 de pacote de macarrão tipo chinês
250ml de caldo de frando ou fundo de frango ou caldo de frango em tabletes.
50 ml de shoyu
15 ml de sake
10g de Aji No Moto (glutamato monossódico)
1 colher de sopa de hondashi (tempero a base de peixe)
Pimenta do reino branca ao gosto
10 ml de óleo de gergelim torrado
50 ml de óleo de soja


Modo de preparo

Lave bem todos os legumes e vegetais e corte-as conforme a receita.

Cozinhe o macarrão chinês até ficar ao dente, escorra toda a água e reserve.

Aqueça o óleo de soja numa panela wok ou uma frigideira grande e frite o macarrão até ficar um pouco firme sem deixar queimar.

Retire o macarrão da frigideira e deixe o óleo escorrendo do macarrão numa assadeira, pegue este macarrão já seco e coloque numa travessa média.

Retorne o óleo de soja à frigideira e aqueça-o e refogue a lula em rodelas, os camarões rosas cortadas ao meio e o polvo em cubos até todos os frutos do mar estiverem mudando de cor original e coloque todos os legumes menos o broto de feijão na frigideira e deixe refogar por alguns minutos até cozinhar.

A acelga, o brócolis e a couve-flor devem estar ao dente.

Acrescente o shoyu, o sake, o aji no moto e o hondashi tudo junto à frigideira e misture tudo.

Deixe refogar por 1 minuto e coloque o broto de feijão e deixe cozinhar por mais 1 minuto. 

Adicione o óleo de gergelim e engrosse o molho com uma mistura de maisena e água. A textura do molho deve ser cremosa e brilhante.