28 de maio - dia do hambúrguer


Resultado de imagem para hamburguer

Muita gente pensa nele na hora de fazer aquele lanche. Estamos falando do hambúrguer, nascido há muitos séculos. Neste dia 28 de maio é comemorado o dia do hambúrguer.

Uma das prováveis histórias sobre a origem do hambúrguer vem do século XIII, quando cavaleiros moíam a carne e após longos trajetos o alimento se transformava em uma massa. Já no século XVII, integrantes de tribos da Ásia Ocidental passaram a temperar a carne bovina, finamente picada, para prolongar sua durabilidade. 

Os marinheiros alemães conheceram a receita e passaram a cozinhar a carne, que virou prato típico da culinária alemã. E foram os alemães da cidade de Hamburgo, detentores da tradicional receita, que a teriam apresentado aos norte-americanos no século XIX. Os americanos teriam, então, acrescentado o pão à carne do hambúrguer e o sanduíche tornou-se referência mundial. No Brasil, essa delícia conquistou os brasileiros em 1952.

Resultado de imagem para hamburguer


Vamos a uma receita de hambúrguer

Ingredientes
2 colheres de sopa de cebola picadinha
2 colheres de molho de pimenta
2 colheres de molho de Worcestershire
2 colheres de chá de mostarda
500 gramas de carne moída
4 fatias de queijo cheddar
4 fatias de queijo suíço,
4 pães de hambúrguer
alface, tomate e fatias de cebola, bacon, ketchup e mostarda, opcional
Modo de preparo
Misture em uma tigela os quatro primeiros ingredientes. Desfie a carne sobre a mistura e misture bem. Forme quatro hambúrgueres. Cozinhe na sua grelha, 6 minutos de cada lado, ou até que os hambúrgueres fiquem bem cozidos.
Durante o último minuto de cozimento coloque uma fatia de cada queijo sobre cada hambúrguer. Sirva em pães com alface, tomate, cebola, bacon, ketchup e mostarda.