Pedido do Leitor - Feijão Tropeiro!

A pedido da leitora Silvanira Nascimento, o Culinária & História vai contar a sobre o Feijão tropeiro, este prato que vem desde a época colonial.


Resultado de imagem para feijão tropeiro


Segundo o dicionário Aurélio,  tropeiro é o condutor de tropas ou indivíduo que compra e vende tropas de gado, mulas ou éguas. Porém este termo também é usado nas regiões sul e sudeste (principalmente Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro) indo para Minas Gerais.
Nessa época, o transporte de vários tipos de  mercadorias era feito por tropas a cavalo ou então no lombo do burro. Esses homens que faziam este trajeto e guiavam os animais eram denominados tropeiros. Até a meados do século XX, eles percorreram boa parte do Estado de Minas Gerais conduzindo gado.


Resultado de imagem para feijão tropeiro


Durante os séculos XVII e XVIII, em Minas Gerais a mão de obra foi quase que totalmente direcionada para a mineração, o que fez com que a atividade agrícola básica ficasse comprometida, A saída foi transportar matéria prima e alimentos de outras regiões, em animais para os centros de mineração.


O feijão era misturado à farinha de mandioca, alho, cebola, torresmo, linguiça, ovos, entre outros temperos, tornando-se um prato essencial no cardápio desses homens. Daí surge o nome feijão tropeiro, em homenagem a estes integrantes das tropas.


Resultado de imagem para feijão tropeiro


Que tal aprendermos a fazer este prato típico mineiro de sabor indiscutivelmente bom?

Ingredientes:


1 kg de feijão roxinho
½ kg de farinha de mandioca crua
8 ovos fritos
4 ovos cozidos
½ kg toucinho (para torresmo)
02 cebolas picadas
4 dentes de alho picado
½ xícara de chá de azeite de oliva
½ kg lingüiça calabresa em fatias
½ kg lingüiça mineira (fina) em pequenos pedaços
½ kg de bacon 
cheiro verde a gosto
sal a gosto


Modo de preparo:

Cozinhe o feijão de modo que ele não fique desmanchando, (o tempo vai depender da qualidade do feijão) e reserve. Com o azeite, frite o toucinho até que vire torresmo, separe e reserve. 
Com a gordura dessa fritura frite as cebolas, o alho, o bacon e as linguiças e assim que estiverem bem fritos, acrescente o feijão para que fique bem refogado. Acrescente o sal e aos poucos vá adicionando a farinha. 
Em seguida acrescente o cheiro verde os ovos previamente fritos e cortados em pedaços médios. Finalmente coloque o torresmo e disponha toda mistura em uma travessa.
Utilize os ovos cozidos fatiados com cheiro verde para enfeitar. Um dos acompanhamentos mais tradicionais é a couve finamente fatiada e refogada. 
Experimente harmonizar essa iguaria com um bom vinho tinto seco.