A Coxinha também tem história!

Hoje o Culinária & História vai falar sobre um salgado que está na boca do povo! A Coxinha! Há quatro história diferentes para sua origem, mas vamos contar todas elas! A primeira história fala que é uma derivação dos croquetes europeus. O seu recheio de frango/galinha é muito popular na culinária francesa, porém sua derivação com o catupiry é bem brasileira. 

Coxinha photo created by betochagas

A segunda foi até publicada no livro Histórias e receitas de Nadir Cavazin, conta que o filho da Princesa Isabel e do Conde D'Eu, uma criança que foi afastada da corte por ter possíveis problemas mentais, tinha por prato favorito frango, mas só comia a coxa.

E um dia, por não ter frango suficiente, a cozinheira decidiu transformar um frango inteiro em coxas, desfiando-o e fazendo-o recheio de uma massa de farinha de trigo. A criança aprovou o resultado e a Imperatriz Tereza Cristina quando foi visitá-lo, não resistiu e saboreou a guloseima, gostou tanto que solicitou que o mestre da cozinha imperial aprendesse. Assim a coxinha ganhou a nobreza.

A terceira história conta que a coxinha foi criada em 1810 em uma cidade do sul do Amazonas chamada Tefé.Conta que um grupo de seringueiros foi atacado por indios, eles então fugiram e deixaram para trás as galinhas.

Os indios em comemoração pela vitória, resolveram coser as galinhas e envolvê-las em massa à base de farinha de trigo.


E a ultima história conta que foi inventada pelos escravos, que, na falta de alimentos, juntavam os restos de comida, retiravam os ossos, envolviam em uma massa e fritavam.


Que tal preparar esta delicia?


Brazilian food photo created by freepik


Ingredientes:

Para massa:
2 litros de água1 kg de farinha de trigo peneirada2 caldos de galinha1 colher de margarina1 colher rasa de sal1 colher de colorífico.


Para o recheio:
1 kg de peito de frango cozido e desfiado2 cebolas médias picadas1 xícara de salsinha picadaPimenta vermelha picada a gosto2 dentes de alho amassadosSal a gostoColorífico para dar uma coróleo ou azeite de oliva.


Para empanar:
2 claras1 litro de água1 pitada de sal2 xícaras de chá de farinha de trigo2 kg de farinha de pão.


Modo de preparo:

Para a massa:
Em uma panela junte dois litros de água (de preferência a água que cozinhou o frango), dois caldos de galinha, uma colher de margarina, uma colher rasa de sal e uma colher de coloríficoDeixe a mistura no fogo até ferver;Após levantar fervura, junte a farinha peneirada e com o auxílio de uma colher de pau vá mexendo sem parar até que a massa desgrude da panela;Retire a do fogo e coloque sobre uma superfície lisa e besuntada de margarina;Deixe esfriar, mas vá sovando constantemente para que a massa não crie casca;Reserve.


Para o recheio:
Em uma panela com óleo ou azeite junte o alho amassado, a pimenta de vermelha picada e a cebola picada, frite tudo até dourar, junte o peito de frango cozido e desfiado e refogue por alguns minutosJunte o sal e o coloríficoDesligue o fogo e acrescente a salsinha picada, misture bem e deixe esfriar


Para a montagem:
Com as mãos previamente acrescida de manteiga (sem excesso), pegue uma porção da massa (dependendo qual seja o tamanho desejado da coxinha), faça uma bolinha e com o auxílio do dedo indicador faça uma cavidade na massa de modo que a paredes internas não fiquem muito finas;Coloque uma porção do recheio e feche pinsando a boca da cavidade com a parte interna do polegar e do indicador.


Para empanar:
Misture a água e as claras, bate com o auxílio de um garfo por alguns minutos, junte o sal a farinha de trigo e vá batendo até que as bolinhas de farinha desapareçam;Passe as coxinhas prontas por essa mistura, tire o excesso e passe pela farinha de trigo, após o terminar de empanar as coxinhas repita a operação, isso fará com que elas fiquem mais sequinhas e crocantes.


Para fritar:
Em um tacho ou panela funda, coloque óleo suficiente para cobrir a coxinha, deixe esquentar bem (190º a 200º graus) e frite as coxinhas aos poucos para que o óleo não esfrie, o que pode fazer com que as coxinhas venham a rachar;Espere ficar dourar bem, retire escorra e aproveite.