Maionese, nascida de uma necessidade

Resultado de imagem para maionese

Existem várias teorias que disputam as origens da maionese, este molho bastante conhecido desde há muito tempo na cozinha europeia . A teoria mais interessante para a origem da maionese é de que ela teria sido criada durante a Guerra dos Sete Anos. A maionese teria sido inventada pelo cozinheiro chefe do Duque de Richelieu em 1756. Após os franceses derrotarem os Ingleses em uma batalha na cidade portuária de Mahon, capital da Ilha de Minorca, foi organizado um banquete onde seriam preparadas receitas com leite e ovos.

Quando perceberam que não havia mais leite o chefe resolveu usar azeite misturado com ovos, o que resultou em um novo molho. Em homenagem a vitória do Duque, esse molho foi chamado de"mahonneise", mahonesa, no espanhol, e mayonnaise, com uma sutil troca do h pelo y no francês..

Existem várias receitas de maionese, mas os ingredientes básicos da maionese são ovo, óleo de oliva ou limão, vinagre e sal. Alguns temperos que são frequentemente utilizados são a mostarda forte, alho, pimenta do reino e suco de limão.

Resultado de imagem para maionese


Agora vamos à receita.

Ingredientes

- 2 unidade(s) de ovo
- 2 colher(es) (sopa) de suco de limão
- 1 xícara(s) (chá) de óleo de soja
- quanto baste de sal
- 1 colher(es) (sopa) de mostarda

Modo de Preparo

Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Misture os ovos, o suco de limão e a mostarda e bata por alguns segundos no liquidificador e deixe descansar alguns minutos. Ligue o liquidificador e adicione o óleo bem lentamente através do furo da tampa. Bata até atingir o ponto e acrescente o sal. Faça somente a quantidade necessária para o consumo imediato, não guarde mais do que um dia.

Dicas

- Para uma maionese mais cremosa e densa, use apenas a gema em vez do ovo todo.
- Se você quiser incrementar o sabor de uma maionese industrializada, adicione algumas gotas de limão ou vinho branco seco.
- Caso a sua maionese não emulsificar, experimente adicionar algumas gotas de água enquanto estiver batendo.
- Para dar mais sabor a sua maionese, você poderá usar curry, hortelã, tomate seco, chili, raiz forte ou frutas.