Lagosta, que delícia!!!!

Resultado de imagem para lagosta

Lagosta é o nome genérico dado aos crustáceos decápodes marinhos da subordem Palinura, caracterizados por terem as antenas do segundo par muito longas e os urópodes em forma de leque. Podem atingir tamanhos grandes (mais de um kg) e têm uma grande importância econômica, uma vez que são considerados alimentos de luxo.


As lagostas vivem em todos os mares inter-tropicais, desde as rochas costeiras, até grandes profundidades. Durante o período de reprodução a pesca de lagosta é proibida no Brasil.


A lagosta já foi até causadora de uma disputa entre o Brasil e a França, que ficou conhecida como a Guerra da Lagosta. De acordo com estudiosos, o episódio girou em torno da captura ilegal de lagostas, por parte de embarcações de pesca francesas, em águas territoriais no litoral Nordeste do Brasil.


E por falar em Nordeste, que tal aprender a fazer uma lagosta nordestina?


Resultado de imagem para lagosta nordestina


Lagosta ao Alho e Óleo paraibana


Ingredientes
1 kg de lagosta ao natural ou de filé de cabeça (pernil de lagosta)
10 dentes de alho (grandes) ou 2 colheres de purê de alho
Sal a gosto
1 colher de sopa de ervas variadas a gosto
2 cebolas picadas
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
4 tomates maduros picados
4 raminhos de coentro picados
1/2 xícara de azeite de oliva


Modo de Preparo
Cozinhar a lagosta em panela de pressão por 10 min., usando pouca água e colocando um filete de azeite. Após cozida, escorrer a água e esfriar. Separar a carne da casca e retirar a veia de fel na parte superior do corpo. Acrescentar o alho e as ervas. Descansar por 30 min. Ferver o óleo em fogo brando e fritar os pedaços de lagosta.
Servir ainda quente. Os demais ingredientes devem ser refogados no óleo usado para a fritura e servidos como complemento.