quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mousse de limão... doce prático, rápido e gostoso!





O termo mousse vem do francês "la mouse", que quer dizer "espuma" ou "espumante". Pode ser preparada com ovos ou nata, daí então são misturados os outros ingredientes que podem ser chocolate ou então frutas. Diz-se que a receita surgiu no século XX pelo artista francês Henri de Touluose-Lautrec, que a nomeou primeiramente de "maionese de chocolate".


Diz-se também que foi a princesa espanhola Anne que apresentou o chocolate aos franceses, quando se casou com o rei Luís VIII em 1615,  o que contribuiu muito para o paladar de muitos franceses que eram loucos por doce.


Outra versão conta que na Roma antiga, era feita uma mistura de mel com vinho chamada de "muslum". Com as modificações do latim, a palavra transformou-se em "mulsa". Por volta do século XIX, foi dado o nome mousse a um doce aerado preparado na Inglaterra.


Vamos agora a uma receita de mousse de limão, que é muito saborosa.






Ingredientes:



1 lata de leite condensado;
1 lata de creme de leite;
1/2 xícara de suco de limão , esse suco é puro mesmo. sem água, é só espremer o limão.


Modo de preparo:



Coloque no liquidificador o creme de leite (com soro mesmo) e o leite condensado, bata um pouco. Depois vá acrescentando o suco do limão aos poucos até ele ficar bem consistente. Monte da forma que desejar. Leve pra geladeira. 


Fácil não? Agora um bônus aqui mesmo, a mousse feita com ovo.






Ingredientes:



3 unidade(s) de clara de ovo;
1 lata(s) de leite condensado;
1 lata(s) de creme de leite;
1/2 xícara(s) (chá) de suco de limão;
Raspas de limão a gosto.


Modo de preparo:



Bata as claras em neve.  A seguir, misture em outra tigela o creme de leite com soro e o leite condensado. Acrescente o suco do limão e as claras em neve. 
Coloque numa forma e deixe na geladeira por no mínimo 2 horas. Depois de pronto salpique com as raspas de limão.


P.S. - Em ambas as receitas você pode substituir o limão pela fruta que quiser, ou pelo chocolate.


Amusez-vous!


Gostou dos nossos posts? Envie-nos sugestões para culinariaehistoria@gmail.com, curta a nossa página no Facebook e Siga-nos no twitter: