Gnocchi di patate à Veronese - Nhoque de batata à Veronesa!

A lenda mais conhecida sobre a simpatia vem de várias historias que envolvem um vilarejo na velha Itália, terra natal do prato. 
Photo by Kikkoman


Há várias versões, mas a maioria conta que São Pantaleão, um missionário vestido de andarilho, chegou a essa pequena vila, no dia 29 (não sabe-se o mês), e bateu na porta de uma simples casa. 

Um casal de velhinhos (às vezes descritos como todo o povoado), mesmo desconfiados pela chegada repentina desse andarilho, recepcionou-o e serviu o único alimento que havia na dispensa: O nhoque, dividido em sete unidades para cada. 

Nos vários finais, uma delas conta que ao retirar a mesa, logo após a saída do missionário da casa, os velhinhos encontraram moedas de ouro embaixo do prato. 

A grafia em português é "nhoque", Que lembra o vocábulo de ascendência tupi-guarani. Já em italiano, é grafado por "gnocchi". que pode significar "algo como pelota, isto é, uma pelotinha de farinha amassada com água".

Photo by Primi Piatti


Antes o nhoque era uma preparação típica das cozinhas do norte e centro da Itália. com o tempo, virou de domínio nacional. Os napolitanos até tentaram resistir, não conseguiram, pois antes eram adeptos irredutíveis do espaguete e de outras massas de fio longo. 


Tornou-se febre aos países vizinhos. Na Alemanha existe um prato semelhante denominado de "spätzle", que é acompanhado de caça ou carne assada. Pode ser preparado também gratinado e servido em sopas. Na Hungria, a receita é parecida, mudando o nome para "galuska", que se harmoniza com o "goulash", um ensopado de carne conhecido desde o século IX. Ambos são feitos com farinha de trigo.

Vamos agora a uma receita típica Italiana, que com certeza, fará sucesso em sua casa!

Photo by Tastemande



Ingredientes:

2 kg de batata cozida, escorrida e descascada;
400g de farinha de trigo;
Farinha de trigo para polvilhar;
sal;
120 g de queijo parmesão ralado;
150 g de manteiga derretida.

Modo de preparo:

Coloque as batatas sobre uma mesa de mármore e amasse-as como um purê. Junte a farinha e misture com as mãos até obter uma massa densa e mole.

Divida a massa em porções e, com mãos polvilhadas de farinha, enrole-as obtendo rolinhos de 2 e 1/2 cm de diâmetro. Corte os rolinhos em pedaços de 3 e 1/2 cm. Faça uma depressão com o dedo polegar no centro de cada nhoque e amasse-o levemente. Alinhe-os sobre um pano polvilhado com farinha, um pouco separados uns dos outros. (Prepare a massa só no momento de cozinhá-la para que não umedeça.)

Cozinhe-os em bastante água fervente levemente salgada e retire com uma escumadeira quando os nhoques vierem à tona.
Escorra-os e coloque-os em uma forma previamente aquecida. Polvilhe com o queijo e regue os nhoques com a manteiga derretida. Misture bem e sirva em seguida.