Feijoada, essa mistura de sabor inesquecível!!

Resultado de imagem para feijoada

Muito se fala em culinária do Brasil como fruto de uma mistura de ingredientes europeus, e de outros povos, entre os indígenas e os africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Os europeus faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltavam aqui por correspondentes locais. 

A feijoada, prato típico brasileiro, é um exemplo disso. A sua criação e nome tem relação com Portugal, sendo preparado em várias regiões como da Estremadura, das Beiras e de Trás-os-Montes e Alto Douro, que misturam feijão de vários tipos - menos o feijão preto (de origem americana) - linguiças, orelhas e pé de porco. 


De acordo com os estudiosos, a feijoada já parece ser bem conhecida no início do século XIX, como atesta um anúncio, publicado no Diario de Pernambuco, na cidade do Recife, de 7 de agosto de 1833, no qual um restaurante, o Hotel Théâtre, recém-inaugurado, informa que às quintas-feiras seria servida "feijoada à brasileira". Em 3 de março de 1840, no mesmo jornal, o Padre Carapuceiro publicava um artigo no qual também fazia referência ao prato.

Resultado de imagem para feijoada


Ingredientes:
. 1 kg de feijão-preto
. 500 g de carne-seca
. 250 g de lombo de porco salgado
. 1 língua de porco defumada
. 1 pé de porco salgado
. 1 orelha de porco salgada
. 2 rabos de porco salgados
. 800 g de carne fresca de peito bovino
. 1 kg de lombo de porco fresco
. 2 folhas de louro
. 250 g de toucinho magro defumado
. 250 g de costela defumada
. 2 paios
. 300 g de linguiça de porco grossa fresca
. 300 g de linguiça fina fresca
. 3 dentes de alho espremidos
. 4 colheres (sopa) de óleo
. Sal a gosto


Modo de preparo:
Na véspera do preparo, ponha o feijão, escolhido e lavado, de molho numa vasilha com água. Faça o mesmo, separadamente, com a carne-seca e o lombo salgado, tendo o cuidado de trocar a água duas vezes. Limpe e lave bem a língua, o pé, a orelha e os rabos de porco. Retire a gordura do peito e do lombo frescos. 

Cozinhe o feijão em bastante água com o louro e o toucinho. Após uma hora de fervura, ponha as carnes nesta ordem: a língua, a carne-seca cortada em pedaços grandes, o pé, os rabos, a orelha, a costela, o lombo salgado, a carne de peito e o lombo fresco. Por último, os paios e as linguiças cortados em pedaços grandes. 

Junte água quente em quantidade suficiente para manter as carnes cobertas pelo caldo. Durante o cozimento, retire a espuma que se formar na superfície. Deixe no fogo até o feijão ficar macio. À parte, refogue o alho no óleo e tempere o feijão. Ponha sal. Retire duas conchas de feijão e amasse bem com um garfo. Misture à feijoada e mantenha em fogo baixo até servir.