O Sorvete, a maravilha gelada!


Há muitas histórias sobre o sorvete, e nós, do Culinária & história não poderíamos deixar de mostrá-las a vocês que são grandes apreciadores da culinária.


Photo by Receitas de Minuto (Youtube)

Na civilização chinesa existia algo semelhante ao sorvete, onde era feito um doce gelado com neve, suco de fruta e mel,ou versão que contesta Marcopolo, diz que era produzida com o leite e arroz misturado à neve. 

Alexandre o Grande é considerado por muitos como o introdutor do sorvete na Europa, porém modificou-se o método de fabricação, em vez de utilizar-se a neve como matéria-prima, passou-se a fazer uma salada de frutas embebida no mel e colocava-se em potes de barro que eram enterrados na neve. Nero mandava os escravos às montanhas para buscarem neve, com a mesma finalidade.

Marcopolo em 1292, quando voltou da china introduziu (de acordo com o pesquisado) o leite à mistura. Outra história diz que ele trouxe outra receita com água. 

Essas iguaria ficam famosas na França por volta de 1500, entretanto somente a realeza poderia desfrutar das novidades mais sofisticadas. No final do século XVIII, o sorvete já era consumido por todas as classes sociais, e já alcançara sucesso nos Estados Unidos por conta dos colonos Ingleses.


Em 1846 foi inventada a primeira máquina de fabricação de sorvete, feita por Nancy Johnson a máquina era um congelador que agitava a mistura. Em 1851, Jacob Fussel se tornou o primeiro empresário a produzir sorvetes em larga escala.

O aparecimento da casquinha tem duas versões: A primeira é que teria surgido em 1896 na Itália, e a outra diz que ela foi inventada em 1804 nos Estados Unidos. O picolé surgiu na Itália no século XX.

Agora que descobrimos mais sobre esta maravilha gelada, vamos à receita.


Photo by Receitas Nestlé


Ingredientes:

1 lata de leite moça
1 tablete de 800 g de chocolate superior meio amargo
1 medida e 1/2 de leite quente


Modo de preparo:


Dissolva o chocolate no leite quente, em seguida bata tudo no liquidificador e coloque no congelador por 3 horas em formas de gelo.


Fácil não? Bom apetite!!