Bacuri - Fruta com sabor especial.

Hoje nós, do Culinária & História, vamos falar de uma fruta bastante consumida e apreciada: O bacuri, fruto do bacurizeiro, também chamado de landirana, chega ter até 35 metros de altura. Ela fica magnifica quando coberta de flores róseas ou, raramente brancas.
Photo by Cultura Mix


Seu fruto é do tipo baga, com forma oval, e com casca resinosa de cor amarelada. Possui polpa esbranquiçada com uma ou duas sementes. Só apanham-se os frutos após a queda das folhas. Normalmente, o bacuri é pouco maior que uma laranja graúda.



O bacurizeiro é uma das poucas espécies arbóreas da Amazônia que se reproduzem de modo tanto sexuado (por meio de sementes) quanto assexuado (por brotações oriundas de raízes). Em áreas de ocorrência natural, com vegetação aberta, a densidade de indivíduos em início de regeneração pode chegar a 40 mil por hectare (1 ha equivale a uma área de 100 m x 100 m), por causa das brotações.


Vamos à receita, afinal já sabemos sobre esta maravilhosa fruta!


Resultado de imagem para bacuri



COMPOTA DE BACURI


Ingredientes: 


500 gr de polpa de bacuri
3 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
1/2 xícara de castanhas de caju sem sal.


Modo de preparo: 


De véspera, com uma tesoura ou faca fina, raspe a polpa dos bacuris até retirá-las, coloque em uma panela, cubra com água, leve ao fogo alto, deixe ferver, tire do fogo e escorra.
Coloque a polpa em uma tigela, junte açúcar, água e deixe de molho até o dia seguinte.
Tire a polpa de bacuri da água e reserve.
Coloque a água em uma panela, leve ao fogo alto e, sem parar de mexer, deixe o açúcar se dissolver e a calda começar a ferver.
Junte a polpa de bacuri, as castanhas, cozinhe, mexendo até a calda ficar em ponto de fio brando (consulte a receita Bolo Luiz Felipe, receita no site).
Tire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma compoteira e sirva.


Rendimento: 6 porções