O melhor do Natal... O Tender!

Seguindo este tema tão maravilhoso e que traz ótimas recordações da infância, vamos falar mais sobre o natal. Logo após, vamos à uma receita muito utilizada nesta época. 

Photy by Imperiya



Na maioria dos países, as pessoas montam árvores de Natal para decorar suas casas e outros locais. Dizem que esta tradição teve inicio em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Uma noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a singeleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a criar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore dentro de sua casa.  Fora as estrelas, algodão e outros enfeites, ele usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Os alemães trouxeram para o continente americano durante o período colonial. No Brasil, país onde a maior há grande diversidade de religiões, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).


Photy by CyberCook


Um prato muito gostoso e apreciado pelos alemães é o tender. O tender original era de pernil suíno ou de presunto, porém atualmente encontramos peças feitas a partir de carnes selecionadas do peru. O tender ganhou esse nome quando passou a ser produzido no Brasil, pois as embalagens continham a expressão “Tender made”, que significa “Feito com carinho” então o nome pegou. É possível servi-lo frio, como entrada, ou preparado no forno, quando se torna o prato principal.


Agora vamos à melhor parte - A receita!


Photy by Marola com Carambola


Ingredientes:


1 tender
1 copo de vinho branco seco
1 copo de calda de abacaxi
1 copo de suco de laranja
1/2 copo de Karo (glucose de milho)
cravos-da-índia
Rodelas de abacaxi em calda para decorar
Pêssegos em calda para decorar
Ameixas pretas e cerejas para decorar


Modo de Preparo:


Com uma faca de ponta, risque o tender formando losangos e espete um cravo nos cruzamentos dos riscos.


Jogue o Karo sobre o tender, regue com o vinho, a calda de abacaxi e o suco de laranja e asse em forno quente até ficar caramelizado. Periodicamente, abra o forno e regue o tender com a calda que estiver na assadeira.


Aqueça as frutas numa panela com a calda do tender (já assado).


Coloque o tender em uma travessa e decore com as frutas.


Dica:
Assar o tender perto do horário de servir, porque fica mais bonito. Nos últimos 10 minutos de forno, se desejar, jogar mais Karo que dará um brilho especial! Se não tiver Karo, pode usar mel.