Um bônus do C&H para você- Cuzcuz paulista!

O cuzcuz tem origem no Norte da África, e é feita com sêmola moí­da e cozida no vapor. Pode ser servida com carne ou peixe, legumes e embutidos, e recebeu novos ingredientes e importância histórica em terras paulistas, entre os séculos XVII e XVIII. 

Photo by Alambari Alimentos

Os tropeiros, que partiam da capital para a exploração do interior do Estado e em direção às minas das Gerais para comercializar seus produtos, costumavam levar em seus recipientes de alimentos farinha de milho com galinha, feijão ou milho. 

Durante a viagem, a farinha de milho absorvia o caldo do frango e os ingredientes se misturavam formando um virado. Mais tarde, ele foi chamado de cuscuz paulista. 


Não há registros precisos sobre como o cuscuz se espalhou pelo mundo e se tornou uma receita tão querida e popular. Uma das hipóteses é a de que o prato teria chegado à Europa com a invasão muçulmana à Península Ibérica, no século XIII. 

Livros de receitas da época corroboram a assimilação. De lá, os judeus sefarditas europeus, tendo incorporado o cuscuz à mesa, levaram o prato para os locais em que se exilaram, como Itália e Oriente Médio, após serem expulsos da Península Ibérica, em 1492, na época da Guerra Santa.

O cuscuz paulista é parte do almoço, jantar ou mesmo servido em ocasiões especiais. E só há cerca de 40 anos o cuscuz paulista começou a ser feito em fôrma de bolo furada. 

O motivo? Não se sabe. Mas acabou assumindo uma forma compacta, mais parecida com a consistência de uma musseline, diferente do cuscuz original, que desmancha.

Agora vamos ao bônus, à receita!

Photo by Cuecas na Cozinha

Ingredientes

½ xícara de chá de azeite
1 cebola picada
1 lata ou caixa de molho de tomate
2 latas de água
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
1 pimentão
2 latas de sardinha ou atum
cheiro verde á gosto
sal e temperos á gosto
1 caldo knorr do sabor preferido
3 xícaras de farinha de milho grossa
3 ovos cozidos
Tomate para decorar


Modo de preparo

Refogue no azeite, a cebola, o pimentão, azeitonas, ervilhas, milho verde,molho de tomate, cheiro verde, sardinha, os temperos e caldo knorr;
Coloque a água, deixe ferver, coloque a farinha de milho e cozinhe;
Unte a forma com azeite, e coloque os ovos, tomates, sardinha, por baixo;
Coloque a massa na forma, deixe esfriar, e desenforme.