O Vatapá - prato brasileiríssimo!

Algumas pessoas costumam atribuir à Africa vários pratos e condimentos que são totalmente brasileiros, como no caso do Vatapá que não é originário de lá.  Câmara Cascudo, que é Antropólogo foi até a Africa e descobriu que ninguém sabia o que significava o nome "vatapá", e que alguns pratos que atribuímos à Africa, são, na realidade, brasileiros. E ele afirma ainda que o vatapá é de origem Tupi. (pode ser, por conta da semelhança com o Tacacá).

Photo by site Sabor na Mesa

A região que mais consome o vatapá é a nordeste, porém não significa que todo o Brasil não seja apaixonado por esta "apimentada" delícia. Também é muito famoso no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana. 


Como já falamos sobre esta maravilha brasileira, vamos agora à receita!


Photo by site Naoca


Ingredientes


500g de camarão seco
2 litros de leite de coco (de preferência natural)
150g de amendoim torrado e sem a pele
150g de castanha de caju
½ molho de cheiro verde
½ molho de coentro
4 tomates picados
2 cebolas grandes picadas
2 xícaras de azeite de dendê
1 colher de azeite de oliva
3 xícaras de farinha de trigo ou aproximadamente 10 pães franceses amanhecidos
sal
1 pequeno pedaço de gengibre ralado

Modo de preparo

Limpe os camarões, tirando a calda e a cabeça, separando a metade. Bata no liqüidificador o amendoim, as castanhas e metade dos camarões até virar uma farofa homogênea.

Dissolva a farinha de trigo em ½ litro de leite de coco frio. Se estiver usando pão, coloque de molho na mesma quantidade de leite de coco. Coloque o restante do leite de coco na panela. 

Bata os temperos no liquidificador, coloque a panela no fogo e acrescente a farinha dissolvida, ou os pães., os temperos batidos e a farofa de camarão, amendoim e castanha.

Não pare de mexer para não embolar. Acrescente o dendê, o azeite de oliva a outra metade dos camarões inteiros, o sal e o gengibre.

Continue a mexer até ferver bem. O vatapá deve ficar com uma consistência firme, mas cremosa. Se ficar muito duro, acrescente mais leite de coco, se ficar muito mole, acrescente mais farinha de trigo ou pão.