Bon appétit - Madalenas

Os muffins ou madeleines francês, entrou para a história da literatura mundial por Marcel Proust. Dizem que este foi o motivo que o levou a escrever "À la recherche du temps perdu". Com isso, um queque comum tornou-se o símbolo do poder evocativo de maneira proustiana.


Madalenas - photo by Cookii.pt


Aqui está um dos fragmentos mais conhecidos e chamado de "Em Busca do Tempo Perdido", Proust, que acontece no primeiro volume, "On the Road de Swann", que hoje é valorizado como uma das obras literárias mais valioso do século XX:

            "Tinha muitos anos desde que Combray era para mim mais do que o palco eo drama do momento do sono, quando uma casa de inverno está de volta dia, minha mãe, vendo que eu estava frio, propus a tomar, contra a minha xícara de chá usual. Primeiro eu disse que não, mas depois, sem saber porquê, voltei para o meu acordo. Ele mandou minha mãe um daqueles bolos, curtas e volumosas, chamando cupcakes, que parece ter por moldar uma concha de vieira. E logo, oprimido pelo dia triste tinha passado ea perspectiva de outra forma melancólica para vir, eu levei aos lábios uma colherada de chá que ele tinha tomado um pedaço de muffin. Mas no exato momento em que esta bebida, com migalhas de bolo, tocou meu paladar, estremeci, fixo a minha atenção em algo extraordinário estava acontecendo dentro de mim. Um prazer delicioso me invadiu, isolado me, sem qualquer idéia do que causou. E ele tornou-se a vicissitudes da vida em indiferentes, seus desastres inócua e ilusória a sua brevidade, tudo funciona assim como o amor, cheios de uma essência preciosa, mas sim, que a essência não é que estava em mim é que ele era eu. Parei de sentir medíocre, contingente, mortal. Onde poderia vir a mim a alegria tão forte? Percebi que estava ligada ao gosto do chá e bolo, mas é muito ultrapassado, e não deve ser da mesma natureza. Onde fez eo que isso significava? (...)"
 Espero que essas "Madeleine" produzirá muitos prazeres como Marcel Proust. Aqui está a receita
P
Photo by Arco-íris na Cozinha - Madalenas

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • Margarina e farinha de trigo para untar
  • 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
Cobertura:
  • 1 vidro de leite de coco (200ml)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 3 gemas
Modo de preparo
  • No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa até ficar homogêneo.
  • Despeje em uma forma de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio por 45 minutos.
  • Retire do forno e deixe esfriar.
  • Em uma panela, coloque todos os ingredientes da cobertura e leve ao fogo alto, mexendo por 15 minutos ou até engrossar.
  • Espalhe sobre o bolo e sirva decorado com abacaxi picado.
Rendimento:   10 porções

Bom Apetite!!!!