Mocotó: Sabor inconfundível

O mocotó é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira e cai bem principalmente quando o frio chega.


Imagem: Campo Grande News


O preparo não é difícil, mas não pense que fica pronto de uma hora para outra. O segredo da receita está justamente no cozimento dos ingredientes, o que leva um tempo considerável.
Quanto mais cozimento, mais consistência. O mocotó tem os ingredientes baratos, por isso vale a pena experimentar.


O prato foi criado no Brasil por conta aos seus ingredientes ricos e nutritivos e de baixo valor, aproveitados quando do abate de gado tanto nas regiões pecuárias como nos matadouros dos centros urbanos. Este prato tem sua origem bem remota, advindo da tradição portuguesa, que fazia o caldo de mão-de-vaca.

No século XIX, na cidade do Rio de Janeiro era anunciado o "caldo de mão de vaca" para a primeira refeição do dia. Esse hábito virou tradição na capital carioca e até hoje é comum os bares e botequins daquela cidade oferecerem o caldo de mocotó em canecas ou pequenas tigelas de porcelana branca.

Imagem: Folha do Mate


É comum encontrar outra explicação, sem fundamentação histórica de que, na época das charqueadas, os escravos a faziam para seu sustento, quando as partes do boi desprezadas pelos patrões, como pata, úbere, tripa grossa, e outros pedaços por serem considerados menos nobres, eram recolhidas pelos escravos, que as limpavam e as colocavam a ferver. Esse tipo de explicação popular também as vezes, da mesma forma se refere a criação da feijoada brasileira.
A receita básica do mocotó leva, além do mocotó cozido pedaços de linguiça, feijão branco, ovos cozidos picados, tempero verde e outros ingredientes como pimenta malagueta.

Aprenda a fazer este prato cheio de energia e aprecie.


Resultado de imagem para mocoto



Ingredientes:

3 kg de mocotó de boi
100g de cebola picada
200g de tomate pelado
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
80g de cebolinha verde picada
2 colheres de sopa de caldo de galinha
1 colher de sopa de colorau
4 litros de água
100g de bacon
1/2 colher de sopa de alho
4 folhas de louro
1 kg de feijão branco
óleo
1/2 maço de coentro
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo: 

Corte o mocotó em pedaços, junte todos os temperos em uma panela bem quente e com óleo, coloque a água e deixe por 1h30. Depois de cozido, retire os ossos e reserve a metade.

Bata uma das metades no liquidificador até virar creme e reserve a outra. Misture as duas partes e acrescente o feijão branco cozido em água.