Cheiro de pipoca no ar!

Resultado de imagem para pipoca


Como é o nosso primeiro post e acabou o período junino, vamos falar sobre um dos alimentos mais utilizados nessa época no Brasil, e no Maranhão não é diferente, que é a pipoca. Mas, você sabe a origem desse alimento feito à base de milho? A origem exata é desconhecida, porém, alguns pesquisadores acreditam que ela surgiu no continente americano há mais de mil anos.


Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo! Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos.


No inicio a pipoca era feita com a espiga inteira colocada no espeto e levada ao fogo. Com o passar do tempo passaram a jogar os grãos soltos diretamente em fogo baixo. Depois foi encontrado um terceiro método, onde os grãos de milho eram colocados em uma panela de barro cheia de areia quente.


Por que os grãos de milho explodem?


A explosão acontece porque o grão contém água em seu interior. A explosão da pipoca portanto nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. A pipoca contém alta quantidade de proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.

Bom, já conhecemos a história. Vamos à receita? 

Resultado de imagem para pipoca

Para fazer pipoca no fogão, você precisa de uma panela grande com tampa (uma panela de 3 litros é de bom tamanho para fazer 1/3 de xícara de milho) e óleo com ponto de fumaça alto (Canola, Milho, Soja ou Coco).
INGREDIENTES
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1/3 de xícara de milho

MODO DE PREPARO


Como fazer pipoca de panela:
  1. Coloque o óleo cobrindo todo o fundo da panela.
  2. Coloque 2 a 3 grãos de milho e espere.
  3. Quando estes grãos estourarem, adicione o restante do milho.
  4. Retire do fogo e mexa por 30 segundos.
  5. Volte com a panela para o fogo e aguarde o restante do milho estourar.
  6. Tempere a pipoca ao seu gosto.
Retirado do site: Clube da Pipoca