Caldeirada de Camarão Maranhense

A cultura maranhense é rica. Na música, no artesanato, nas festas, em manifestações como o Bumba-Meu-Boi e também na culinária. há muita influência de africanos, portugueses, índios, árabes e outros povos.





A mistura de elementos afro-indígenas e portugueses tornaram a culinária maranhense bastante diversificada e saborosa.


Dos portugueses foram herdados os ensopados, guisados e os cozidos, aos quais foram acrescidos quiabo, jerimum, batata-doce, cará , inhame, mandioca e outros componentes
conhecidos por negros e índios, que dão sabor e cor especiais à comida.


Ao longo do tempo, o povo maranhense foi adaptando esses pratos aos seus ingredientes e ao seu paladar. A caldeirada de camarão muito degustada no Maranhão, é desses pratos.


Ficou com água na boca? O Culinária & História traz para você a receita de delícia do Maranhão.




Caldeirada de Camarão Maranhense


Ingredientes


1kg de camarão
3 colheres de sopa de manteiga
3 dentes de alho socados com sal
1/2 lata de extrato de tomate
250 gramas de farinha seca
3 tomates bem maduros
3 maços de cheiro verde
1 vidro de leite de coco
1 lata de crema de leite
1 pimenta de cheiro
2 cebolas
3 limões
azeite de oliva a gosto



Modo de Preparo


Lave bem os camarões em água corrente e por último com limão. Escorra toda água, tempere os camarões com tomates, cebolas, cheiro verde, alho socado com sal,extrato de tomate, azeite doce, limão e pimenta. Ponha no fogo e deixe refogar. Coloque bastante água para fazer muito caldo. Deixe cozinhar um pouco. Próximo à servir coloque a manteiga, em seguida o creme de leite e leite de côco. Deixe ferver. Retire um pouco do caldo para o pirão. Sirva quente com arroz branco ou só com o pirão.

Pirão:

Enquanto isso, em outra vasilha, coloque a farinha seca de molho em agua fria. Em seguida coloque o caldo de camarão mexendo sem parar (já no fogo) até cozinhar e formar o pirão, acrescente manteiga e sirva quente.