Arroz de Cuxá: uma das delicias do Maranhão

Imagem: Imirante.com


Observação: Esta matéria é baseada em pesquisas já publicadas (algumas podem já ter sido refutadas, inclusive) , caso haja algum equívoco, por favor, contacte-nos.


Hoje vamos falar sobre um prato bastante requisitado no Maranhão: o Arroz de Cuxá. Este é um prato típico maranhense tem como principais ingredientes a vinagreira, um tipo de planta de sabor azedo, camarão seco, farinha de mandioca seca - que é a base da alimentação do índio - e a pimenta de cheiro.

O Arroz de Cuxá sofreu influências de vários povos. O Cuxá é um prato que reflete hábitos das culinárias portuguesa e africana, junto com o toque árabe do arroz - de origem asiática mas muito difundido pelos árabes - e do gergelim torrado.


O cuxá ficou famoso, tanto que foi citado no livro História da Alimentação no Brasil, de Câmara Cascudo (Clique aqui para saber mais), pelo pesquisador Jacques Raimundo que "afirma ser a palavra cuxá originária da Guiné superior". 


O Arroz de Cuxá se tornou tão importante que ganhou versos do poeta maranhense Artur de Azevedo:


"(...)Eu tenho muitas saudades/Da minha terra querida.../Onde atravessei a vida/O melhor tempo foi lá./Choro os folguedos da infância/E os sonhos da adolescência;/Mas...choro com mais frequência/O meu arroz-de-cuxá".


Agora que você já sabe da história, que tal aprender a fazer o Arroz de Cuxá?

Imagem: O Maranhense.com



Ingredientes:
Meio quilo de arroz;
3 maços de vinagreira;
250g de camarão seco sem casca;
tomate cebola, pimentão, pimentinha de cheiro (picotar todos);
azeite de dendê
óleo
sal

Modo de fazer:
Cozinhe os 3 maços de vinagreira durante 10 minutos, depois escorra o líquido e picote com uma faca.
Deixe o camarão seco sem casca de molho 5 minutos para tirar o sal.
Pegue tomate, cebola, pimentão, pimentinha de cheiro, picadinhos e coloque numa panela por 5 minutos para refugar com 2 colheres de azeite de dendê e 2 de óleo. Coloque meia garrafinha de leite de coco no refugo. Misture o camarão, a vinagreira e o arroz. Deixe cozinhar até secar. 

Bom apetite!